Quase 2 milhões de jovens morrem por causas evitáveis

A cada ano, mais de 1,8 milhões de jovens de 15 e 24 anos morrem em todo o mundo por causas que poderiam ser prevenidas. O diagnóstico é da Organização Mundial de Saúde (OMS). A gravidez precoce, o vírus HIV, a violência e o consumo de tabaco e álcool são as principais causas da mortalidade.

A presidente da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e Juventude (ABMP), Helen Sanches, avalia que as políticas públicas no Brasil precisam ser descentralizadas.

“Isso repercute na capacidade das famílias atender as demandas inerentes à própria condição da adolescência, a descoberta da sexualidade, o exercício dessa sexualidade de forma saudável e protegida e a prevenção do uso de álcool.”

Ainda segundo a OMS, 20% dos adolescentes sofrem de depressão ou ansiedade, situações agravadas quando eles passam por experiências de violência, humilhação e condições de vida precárias. A promotora sugere que essas situações de risco sejam combatidas com programas educacionais que vão além da garantia de vagas nas escolas.

“Ainda que o Brasil tenha avançado na ampliação da sua rede de ensino, nós temos que garantir a qualidade e que esse adolescente esteja na escola. Que ele possa receber todos os recursos necessários, que vão além da merenda e do transporte. Que passe por um reforço, por um acompanhamento psicossocial, auxílio assistencial às famílias e remuneração digna para os professores.”

Aproximadamente 150 milhões de jovens consomem tabaco em todo o mundo. Dos novos casos de HIV ocorridos em 2008, 40% eram jovens. Diariamente, 565 pessoas de 10 e 29 anos morrem por conta da violência.

De São Paulo, da Radioagência Np, Jorge Américo. | Para ouvir essa notícia clique aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s