Quando setembro chegar …

Entramos na reta final de preparação da segunda edição da Semana Freiriana do Cariri (SFC) e já é possível sentir a boa energia que está sendo canalizada a favor do evento. A experiência e a credibilidade adquiridas pela EPUCA com a realização da primeira edição, em 2011, somadas ao desejo de muita gente do Ceará e de outros estados brasileiros de estar conosco em 2012 nos dão a certeza de que a SFC só tende a crescer e se fortalecer como espaço privilegiado de diálogos e partilhas sobre caminhos novos e diferentes de fazer Educação, para além das nossas escolas que precisam, elas próprias, se reinventar.

Para esse ano, além das Rodas de Conversa, da Mostra de Vídeos e do Festival de Sabores, Sons e Cores da Gente, teremos uma Mostra de Trabalhos Científicos e várias Partilhas de Boas Práticas e Saberes em Educação e em Sustentabilidade.

Intensificamos nos últimos dias o processo de divulgação do evento através do blog, das redes sociais na internet, por e-mail e por vários outros meios virtuais, além do bom e velho corpo a corpo, do boca a boca, cujo efeito continua a nos surpreender. Ao mesmo tempo, estamos ultimando a confirmação das parcerias que irão nos assegurar o aporte de recursos materiais e financeiros necessários para fazermos uma Semana com a qualidade e o cuidado que já nos são característicos.

Além do SESC de Juazeiro do Norte, parceiro de primeira hora que irá abrigar todas as atividades da 2ª SFC, várias outras parcerias estão em fase final de negociação e em breve figurarão aqui no blog e nas demais peças de comunicação visual e divulgação do evento. Enquanto EPUCA, temos consciência de nossas possibilidades e de nossos limites e reconhecemos a necessidade de construir pontes e tecer redes para transformar sonhos em realidade.  O poeta Thiago de Mello nos ensinou que “não somos melhores, nem piores; melhor é a nossa causa”. E a Semana Freiriana já se revelou uma boa causa, com enorme capacidade de aglutinação de boas energias.

Dentro desse espírito, desde já queremos agradecer a atenção e as constantes trocas de ideias e informações, ao longo dos últimos meses, de José Pacheco, da Escola da Ponte (Portugal); de Francisca Pini, do Instituto Paulo Freire; de João Figueiredo, da Universidade Federal do Ceará e parceiro desde a primeira edição da Semana; além de Valéria Fagundes, uma menina-mulher para além do seu tempo.

Para vocês, de perto e de longe, que irão participar da Semana, as atividades desse ano começarão daqui a quase três meses, no dia 17 de setembro. Para nós da Comissão Organizadora e para vários colaboradores, a 2ª Semana Freiriana do Cariri começou há mais de três meses. Será esse o tempo necessário para fazer desta 2ª Semana um evento de tanto sucesso quanto a edição anterior, agora aprimorado pelo aprendizado de 2011? Isso só o tempo dirá.

O fato é que agora é contagem regressiva e muito trabalho até setembro. Porque, quando setembro chegar educadores e amantes da Educação de todo o Brasil se encontrarão no Cariri.

Fonte | http://www.sfc2012.wordpress.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s