Carnaval do Crato 2013: uma festa de alegria, tradição e paz

Por Dane de Jade ¹

dane-jadeA história da humanidade tem sido marcada, ao longo dos tempos, por escolhas e renúncias, algumas delas profundamente caras à sociedade e ao planeta.

No campo das políticas públicas não é diferente. Todos os dias, temos que fazer escolhas que nos conduzirão a ações que podem ser marcadas pelo abandono e a negação de nossa própria identidade, ou pelo cuidado e a valorização das nossas tradições e nossos saberes.

Assim foi com o processo de planejamento do Carnaval do Crato para esse ano. Era preciso decidir entre um modelo de carnaval vazio de conteúdo e carente de planejamento e cuidado ou uma proposta de carnaval que primasse pelo reconhecimento e valorização das nossas tradições e tivesse como principais marcas o cuidado e a disseminação de uma cultura de paz.

Nossa crença é de que é possível conciliar alegria, tradição e espírito fraternal, numa festa que deve ser, antes de qualquer coisa, um momento de congraçamento e celebração da vida.

Motivados por essa crença, convidamos a todos os filhos e filhas do Crato, naturais ou adotivos, e a todos que visitam nossa cidade nesse período, para participarem conosco dos festejos carnavalescos que terão início na tarde desta sexta-feira (8), com o já tradicional Desfile das Virgens, seguindo até terça-feira (12), com uma vasta programação já disponível nas redes sociais na internet e em vários outros meios de comunicação.

A propósito, uma das questões cruciais para o Carnaval do Crato esse ano foi a escolha do repertório. Em respeito à nossa gente e à nossa rica tradição cultural, nos recusamos a veicular nos trios elétricos, no palco oficial e por qualquer outro meio, músicas que neguem a vida, incitem a violência e expressem preconceito ou desvalorização de qualquer pessoa ou segmento social.

Outro desafio que tivemos que enfrentar foi a construção de uma rede de parcerias que nos permitisse realizar o nosso Carnaval sem recursos do tesouro municipal, já comprometidos com outras prioridades, essenciais à melhoria da qualidade e vida de nossa gente.

Para tanto, foram fundamentais as parcerias da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, através do VII Edital Carnaval do Ceará, do Banco do Nordeste, do SESC Ceará, da CDL e de empresas locais.

A corajosa decisão de realizar o Carnaval do Crato nos moldes apresentados acima tem também o significado simbólico de confirmar nossa opção pela construção de uma Política Municipal de Cultura que vá para além das quatro festas do ano.

Um fraterno abraço e um Carnaval de muita alegria, tradição e paz para todos nós!

¹ Dane de Jade é atriz-pesquisadora, produtora, arte-educadora, radialista e gestora cultural. Atualemente é Secretária de Cultura do município do Crato, no Cariri cearense.

Anúncios

2 comentários sobre “Carnaval do Crato 2013: uma festa de alegria, tradição e paz

  1. Teresa Santos disse:

    Parabenizo a Secretária de Cultura do Crato, que não conheço pessoalmente, pelo discurso coerente, centrado e corajoso. Espero que o carnaval do nosso querido Crato seja mesmo uma celebração onde reinem a paz, a concórdia e a pura alegria.
    São iniciativas como essas que podem vir a fazer diferença e dar um novo impulso à cidade que tem sofrido perdas de diversas ordens nos últimos tempos.

  2. Jéssica Araújo disse:

    A programação do carnaval do Crato esse ano está de encher os olhos! Eu, que detesto carnaval (por sua balhureira infernal e atrações que me desagradam como um todo), vou, fácil, fácil, pra essa festa linda da cultura popular que nos está sendo oferecida! Parabéns Dane de Jade! Aliás, vindo de você, sabia que poderia esperar coisas maravilhosas! Beijo grande.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s