Um mais um é sempre mais que dois …

Vamos precisar de todo mundo | Um mais um é sempre mais que dois | Prá melhor juntar as nossas forças | É só repartir melhor o pão | Recriar o paraíso agora | Para merecer quem vem depois.

[O Sal da Terra | Beto Guedes e Ronaldo Bastos]

É dflor_sfc2013ezembro de 2010. Um grupo de sonhadores da recém-criada Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa (EPUCA) troca as primeiras ideias sobre a realização de um evento que, tendo Paulo Freire como inspiração, trouxesse um novo olhar sobre a Educação, para além das salas de aula. Nove meses depois, em setembro de 2011, nascia a Semana Freiriana do Cariri.

A primeira edição do evento foi um marco histórico e reuniu mais de 800 pessoas durante intensos e frutíferos sete dias de atividades que incluíram Rodas de Conversa, Mostra de Vídeos, Festival de Cultura e Oficinas Pedagógicas.

Estiveram conosco estudiosos da Educação como Fátima Freire, Tião Rocha (CPCD) e João Figueiredo (UFC), além de profissionais e estudantes de diversas áreas do conhecimento.

Em 2012 veio a 2ª Semana Freiriana do Cariri, nutrida pelo sucesso da primeira edição e pelo desejo de seguirmos tecendo relações que nos possibilitassem pensar e construir um novo jeito de caminhar nesse planeta, a partir da Educação, em sua mais ampla dimensão e seus múltiplos significados.

Mais de duas mil pessoas estiveram conosco em 2012, num evento que contou com a colaboração de pensadores e fazedores de uma nova visão de mundo com José Pacheco (Escola da Ponte), Francisca Pini (Instituto Paulo Freire), João Figueiredo (UFC) e Valéria Fagundes (Documentário Pro Dia Nascer Feliz).

Além disso, agregamos à agenda da Semana, ricos momentos como as Partilhas de Boas Práticas e Saberes em Educação e em Sustentabilidade e uma Mostra de Trabalhos Científicos, sem falar da Mostra de Vídeos e do próprio Festival de Cultura, agora ampliado.

Mas para nós a caminhada estava só começando. Já iniciamos os diálogos visando à preparação da 3ª Semana Freiriana do Cariri e junto com eles nasce um novo desafio: continuarmos garantindo a gratuidade de todas as atividades realizadas durante a Semana Freiriana do Cariri, a exemplo das edições anteriores.

As parcerias com o Estado e com organizações do Terceiro Setor, que asseguraram o apoio financeiro e material necessários à realização das duas primeiras edições da Semana, devem ser mantidas e até ampliadas. Mas, além desses recursos não serem suficientes, alguns nos chegam com atraso e acabam comprometendo nosso planejamento inicial.

Assim, lançamos em janeiro último uma campanha nacional de mobilização de fundos para esta terceira edição da Semana, que inclui a possibilidade de contribuições de pessoas jurídicas (como patrocinadoras) e pessoas físicas (como apoiadores). As informações sobre a campanha, incluindo as formas de contribuição, estão disponíveis no endereço www.semanafreiriana.wix.com/campanhasfc2013.

Queremos agora construir uma grande rede de colaboração que deverá assegurar, no mínimo, 20% dos recursos necessários para a viabilização da 3ª SFC até final de abril de 2013. Visite o site da Campanha e nos ajude a fazer essa terceira edição da Semana Freiriana do Cariri, que terá como mote os 50 anos da experiência de alfabetização de adultos vivida por Paulo Freire em Angicos (RN).

A gente se encontra no Cariri quando setembro chegar.

__________________________________________________

Fonte: Comitê Gestor da Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s