EPUCA completa três anos de existência

Por Joelmir Pinho¹

Icone_EpucaNo próximo dia 16 a Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa (EPUCA) completará três anos de existência legal. Isto porque, a reunião que decidiu pela sua criação aconteceu um pouco antes, em 17 de abril de 2010.

Durante esses três anos de existência da EPUCA, aprendemos a ter consciência de nossas possibilidades e de nossos limites. Com isso, também reconhecemos a necessidade de construir pontes e tecer redes para transformar sonhos em realidade.

Mas afinal, o que é a EPUCA? Talvez a melhor forma de defini-la seja através das palavras do cineasta argentino Fernando Birri: – O nosso projeto chama-se utopia. Você caminha um passo, e a utopia caminha um passo. Você caminha dois passos e ela vai mais dois passos. Você pode até correr cem passos. A utopia vai correr de você cem passos. Então, para que raios serve a utopia? A utopia serve apenas para nos fazermos caminhar. A utopia continua nos fazendo caminhar.

Assim nasceu a Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa, uma organização não governamental, plural, autônoma e independente de qualquer instituição partidária, governamental ou religiosa. Ela é a concretização do sonho de alguns homens e mulheres, de contribuir para a construção de uma nova visão de mundo, através da expansão do pensamento e dos valores humanos, resultando numa consciência ética ecológica profunda, que leve a um agir cotidiano respeitoso com a vida humana e não humana e com a Terra.

No caminhar rumo a esse horizonte, as ações da EPUCA estarão sempre fundamentadas na busca da sustentabilidade local e global e na permanente atualização das formas de pensar, perceber, valorar e agir humanas.

Em 2011 e 2012 uma das grandes conquistas da Escola foi a realização da Semana Freiriana do Cariri. Mais que um evento sobre Paulo Freire, a Semana Freiriana é um momento de diálogo sobre educação, para além do ambiente escolar, inspirado na amorosidade, no cuidado, na criticidade e no sonho de uma nova sociedade, que marcaram a obra e a vida desse importante educador pernambucano.

​O sucesso das duas primeiras edições do evento e a necessidade de mantermos acesa a chama do diálogo permanente sobre a construção de uma nova educação – pautada numa ética solidária, cuidadosa e inclusiva – e da ressignificação de nossas relações (conosco mesmos, com os outros e com o planeta) nos impulsionam para a realização da terceira edição da Semana, tendo por base o formato das edições anteriores, agora ampliado e aprimorado pela experiência de 2011 e 2012.

​As duas primeiras edições da SFC nos brindaram com a reconfortante sensação de que estamos fazendo história e contribuindo, de forma concreta, para ressignificarmos relações e mirarmos novos horizontes, novas utopias e um novo jeito de ser e estar neste planeta e em todo o Universo.

​Nesse processo de aprender e desaprender, temos certeza do quão os diálogos e inquietações que nos foram trazidos durante as Rodas de Conversa, a Mostra de Vídeos, as Partilhas de Boas Práticas e Saberes e a Mostra de Trabalhos Científicos que integram a agenda da Semana foram importantes e enriquecedores.

Some-se a isso a boniteza das tradições, da poesia e da música do Cariri e de outras tribos, que trouxeram magia, ludicidade e encantamento para as duas edições do evento.

​​​Que venha a 3ª Semana Freiriana do Cariri. Que venham novos sonhos e desafios para essa organização que, embora ainda muito nova, tem dado passos muito firmes rumo a um horizonte, mais que sonhado, necessário e urgente.


¹ Joelmir Pinho é graduando do Curso de Administração Pública da Universidade Federal do Ceará (Campus Cariri), diretor geral da Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa (EPUCA) e membro da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s