Cariri participará de solenidade nacional de entrega de Manifesto pela Educação

logo_manifestoCentenas de pessoas são esperadas em Brasília (DF) no período de 19 a 21 de novembro, para a I Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação, a CONANE.

A novidade é que essa conferência está sendo organizada pela própria sociedade civil, diferentemente das conferências nacionais de políticas públicas setoriais que acontecem a cada dois anos, em média, convocadas e organizadas pelo Governo Federal.

Durante três dias de atividades serão mostradas dezoito experiências brasileiras significativas que apontam novos rumos concretos para a Educação brasileira. Como os próprios organizadores do evento o definem, esse é um espaço de co-criação de novas propostas para a Educação.

Por ocasião da solenidade de abertura da CONANE, na tarde de 19 de novembro, será entregue ao Ministro da Educação, Aluízio Mercadante, um documento construído ao longo dos últimos dois anos. Trata-se do terceiro Manifesto pela Educação produzido ao longo da história do Brasil.

O documento Mudar a Escola, Melhorar a Educação: Transformar um País foi elaborado de forma colaborativa, utilizando as metodologias Google docs, rede social, e-mail, fórum de debates pela internet e reuniões presenciais. A construção do documento contou com a colaboração de pessoas de todo o Brasil.

Simultaneamente à solenidade de Brasília, serão realizadas atividades em pelo menos outras trinta cidades brasileiras, com a entrega do mesmo documento às autoridades locais (prefeitos, secretários municipais de educação, parlamentares, etc.).

No Cariri cearense a responsabilidade pela solenidade local está a cargo da Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa (EPUCA), que realizará um evento de âmbito regional, convidando para tanto autoridades locais e representantes de escolas, universidades, organizações não governamentais, órgãos de imprensa e outros atores dos 28 municípios do Cariri cearense e de municípios vizinhos.

A solenidade regional acontecerá no dia 19 de novembro desse ano (terça-feira), nas dependências do auditório da EEEP Maria Violeta Arraes Alencar Gervaiseau, localizada na cidade do Crato (Av. Teodorico Teles, s/n). Por tratar-se de um evento de âmbito regional, talvez o único do Brasil com esse caráter, queremos começar um pouco mais cedo, às 13h30min no horário local, para dar tempo nos sincronizarmos com a solenidade de Brasília, explica Joelmir Pinho, diretor geral da EPUCA.

Embora o objeto da solenidade seja a entrega do documento às diversas autoridades locais e regionais, será muito importante contarmos com a presença de representantes de organizações da sociedade civil, educadores, estudantes, pais e pessoas interessadas nos diálogos sobre uma nova educação, destaca Joelmir.

Esse é um momento de denúncia de um modelo de educação que, do ponto de vista epistemológico e sob vários outros aspectos, fracassou. Mas é também o momento de anúncio de que outra educação é possível. É, portanto, um momento de renovação da esperança, finaliza o diretor da EPUCA.

SERVIÇO

Solenidade regional de entrega do III Manifesto pela Educação

19 de novembro de 2013 | 13h30min

Auditório da EEEP Maria Violeta Arraes Alencar Gervaiseau

(Av. Teodorico Teles, s/n | Crato/CE)

Informações:

www.menifestopelaeducacao.blogspot.com.br

epuca2010@hotmail.com | 88 8110-4321 – 88 9953-0610

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s