PontoDoc discutirá os 50 anos do golpe de 1964

dossie_jangoA terceira edição do projeto PontoDoc será realizada na noite de 26 de março desse ano, no auditório do campus da Universidade Federal do Cariri (UFCa), em Juazeiro do Norte.

O PontoDoc é uma iniciativa da Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa (EPUCA) e tem por objeto levar a escolas, universidades, comunidades urbanas e rurais e outros espaços coletivos do Cariri cearense, mediante demanda espontânea ou induzida, a exibição de documentários que contribuam para instigar o diálogo e a reflexão crítica sobre questões do dia a dia e sobre aspectos da história da humanidade.

Para essa terceira edição do Projeto o documentário escolhido foi o Dossiê Jango. Dirigido por Paulo Henrique Fontenelle, o filme traz à tona o conturbado período em que o ex-presidente João Goulart viveu no exílio e as nebulosas circunstâncias de sua morte. A exibição do documentário se insere no contexto dos 50 anos do golpe de 1964, completados nesse mês de março.

Em clima de thriller, o filme – produzido pelo Canal Brasil – revela documentos do serviço de inteligência do Uruguai, do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), além de apresentar gravações e depoimentos contundentes. Se sempre houve suspeitas em torno da causa mortis de Jango, o documentário agora junta outras peças desse nefasto quebra-cabeça.

A projeção terá início às 18h30min e será seguida de uma roda de conversa sobre o filme e o contexto histórico em que ele se insere. Para esse momento a curadoria do projeto convidará alguns estudiosos e pesquisadores do tema, além de pessoas que tenham vivido esse período da história do Brasil, ainda pouco esclarecido e cheio de interrogações.

O acesso ao evento é gratuito e aberto a qualquer pessoa interessada, sendo necessária apenas a inscrição prévia através do endereço https://eventioz.com.br/e/pontodoc-3-edicao. “A inscrição prévia é importante para que possamos preparar melhor a logística do encontro”, afirma Walter Santos, membro da curadoria do PontoDoc.

Para saber mais sobre o projeto acesse www.epucapontodoc.wordpress.com. Outras informações sobre o evento do dia 26 poderão ser obtidas através do e-mail epuca2010@hotmail.com ou do telefones 88 8110-4321.

Fonte | http://epucapontodoc.wordpress.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s