PontoDoc exibirá documentário sobre o Caldeirão do beato José Lourenço

Caldeirao.Será realizada na noite desta terça-feira (6), na Universidade Federal do Cariri (UFCa), a quarta edição do projeto PontoDoc, com a exibição do documentário o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, do cineasta cearense Rosemberg Cariry.

PontoDoc é uma iniciativa da Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa (EPUCA) que tem por objeto levar a escolas, universidades, comunidades urbanas e rurais e outros espaços coletivos do Cariri cearense, mediante demanda espontânea ou induzida, a exibição de documentários nacionais e estrangeiros, que contribuam para instigar o diálogo e a reflexão crítica sobre questões do dia a dia e sobre aspectos da história da humanidade.

O projeto tem caráter itinerante e inicialmente será realizada uma edição mensal, podendo ocorrer mais de uma exibição por mês, dependendo da demanda surgida e da capacidade de atendimento do projeto. Desde abril último, o PontoDoc integra a rede Paideia Cidade Educadora, uma programa de extensão da UFCa.

O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto apresenta um resgate da memória e da história da comunidade religiosa do Caldeirão, liderada pelo beato José Lourenço, que se organizava em moldes comunitários primitivos.

Depois de alcançar grande progresso, a comunidade foi destruída pela polícia cearense e pelo bombardeio de aviões, em 1936, deixando mais de 2 mil camponeses mortos. A partir dos depoimentos dos remanescentes e dos símbolos da cultura popular, o filme faz uma reflexão sobre o poder, a liberdade e a luta pela terra.

Após a exibição do documentário será realizada uma roda de conversa com o professor Domingos Sávio (URCA) e a professora Inês Escobar (UFCa). Sávio é bacharel em Comunicação Social e em Ciências Sociais, com mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. É autor do livro “Um beato líder, narrativas memoráveis do Caldeirão”, publicado em 2013.

Inês Escobar é professora da Universidade Federal do Cariri, com graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e mestrado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília/UnB/CDS.

Atualmente é coordenadora da Especialização em Cultura Popular, Arte e Educação do Campo (Residência Agrária) e graduanda do curso de Música da Universidade Federal do Cariri/UFCA.

Estamos envidando esforços para assegurar também a participação de uma pessoa do Assentamento 10 de Abril, que resultou da reocupação do Sítio Caldeirão, organizada pelo MST em 1991, informa Joelmir Pinho, diretor geral da EPUCA e membro da curadoria do PontoDoc.

O evento terá início às 18h30min e é aberto a quem tiver interesse na temática. As inscrição devem ser feitas até o meio dia desta terça-feira (6), através do site eventioz.com.br/e/pontodoc-4-edicao.

Serviço

O que | Projeto PontoDoc, com a exibição do documentário O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, do cineasta Rosemberg Cariri (76’45”)

Quando | Dia 6 de maio de 2014, 18h30min

Onde | Auditório da Universidade Federal do Cariri (Campus Juazeiro do Norte)

Informações | epuca2010@hotmail.com e 88 8110-4321

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s