Nota do Comitê Gestor da EPUCA sobre a Semana Freiriana do Cariri

Semana Freiriana do Cariri é um projeto que, por sua ousadia e grandiosidade, a cada edição tem exigido de nós que fazemos a Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa (EPUCA) e, por extensão, de tod@s que nos ajudam a dar concretude a essa corajosa utopia, um grande esforço para garantir a realização de cada atividade, nas diversas etapas do processo (pré-produção, produção e pós-produção), com a qualidade desejada.

Vale destacar que, para nós, qualidade é sinônimo de cuidado e sem ele nossos melhores esforços não se justificariam. Afinal, é pelo cuidado que nos reconhecemos humanos, que enxergamos o lado luminoso de cada ser e nossa própria luz. Nesse sentido, somos sabedores de que nem sempre conseguimos alcançar plenamente os resultados desejados. Mas temos certeza que sempre fizemos o melhor que nossa humanidade nos permitiu.

Com essa marca realizamos, entre 2011 e 2013, três edições do projeto, ficando mais evidente, a cada ano, a nossa disposição de gerar desconforto de forma amorosa, trazendo para cena a denúncia de que o velho paradigma, que tem guiado o atual modelo de educação e de sociedade, já não nos serve. Não por ser velho, mas por negar profunda e violentamente a própria vida, humana e não humana.

Mas a Semana tem sido também um espaço privilegiado para anunciar que outra educação e outro mundo são possíveis. As muitas partilhas que integraram a agenda do evento desde sua primeira edição nos dão essa certeza e renovam nossa utopia.

As experiências anteriores apontam para a necessidade de algumas mudanças no projeto, entre as quais se incluem a redução da programação para cinco dias, uma agenda cultural mais compacta e a garantia de um momento específico com gestores municipais de Educação dos 28 municípios do Cariri cearense.

Além disso, em recente reunião ampliada do Comitê Gestor da EPUCA ficou aprovado que a Semana Freiriana do Cariri passará a ser bienal, devendo a próxima edição acontecer em setembro de 2015. Com isso, poderemos também nos dedicar com mais tempo a outros projetos da EPUCA e aos próprios encaminhamentos e propostas decorrentes de cada edição da Semana.

Acreditamos que com a mudança aqui anunciada teremos também mais tempo para cuidar da mobilização de recursos e parcerias, essenciais à realização do projeto com o cuidado e o respeito merecidos por todos que se envolvem na realização do mesmo, seja como parceiros, colaboradores voluntários, prestadores de serviços, artistas, convidados, ou como público participante.

Esperamos continuar contando com a vital parceria de tod@s que junto conosco fizeram da Semana Freiriana do Cariri um sonho possível. Até setembro de 2015 ou, para os que estarão conosco no planejamento e pré-produção da 4ª edição da SFC, até dentro de mais alguns meses.

Crato – Cariri – Ceará, 30 de junho de 2014

 Comitê Gestor da EPUCA

____________________________

Fonte | http://www.epuca.wordpress.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s