Encontro discutirá a Cultura Popular pelo olhar da juventude

Por Joelmir Pinho

JuventudeNegraJovens de vários municípios cearenses vinculados às dioceses de Crato, Iguatu e Limoeiro do Norte se reunirão de sexta-feira (22) até domingo (24), na comunidade do Chico Gomes, no município do Crato, para o Encontro Interdiocesano de Juventudes.

O evento é uma iniciativa da Caritas Brasileira – Regional Ceará, com apoio das Caritas Diocesanas de Crato, Iguatu e Limoeiro do Norte, e terá como tema central a Cultura Popular.

Segundo Verônica Carvalho, da Caritas Diocesana do Crato, a programação do encontro incluirá troca de ideias e informações, partilhas de saberes e vivências e renovação de compromissos com as lutas da juventude e com a plenitude da vida. “Será também uma oportunidade de renovarmos nossa conexão com a mãe Terra e a ancestralidade que nutre nossas jornadas, já que estaremos em plena Chapada do Araripe, berço das gentes Kariris”, destaca Verônica.

A intensa agenda do evento incluirá a exibição do curta “Zé Estênio: mestre do Reisado”, que faz um breve registro do mestre da Cultura Popular Tradicional caririense José Estênio de Lima, além de uma roda de conversa sobre a Cultura de cada lugar, já que estarão presentes jovens de várias comunidades do Ceará.

Um dos pontos alto do Encontro Interdiocesano de Juventudes será a Balada Coco que acontecerá na noite de sábado (23), quando serão partilhados os resultados dos grupos de trabalho do segundo dia de atividades.

Além de muita alegria e instrumentos musicais, os jovens que participarão do evento estão sendo convidados a trazer também poesias e cordéis para abrilhantar o Café com Poesia que será realizado na manhã do segundo dia.

O domingo será dedicado a atividades de recreação e lazer integradas à natureza, a exemplo da trilha das balanças, que visitará o caminho dos ancestrais catadores de pequi, além de atividades de rapel e banho de bica.

Encerrando a programação será realizada uma roda de conversa na qual os participantes buscarão identificar o que levarão para “plantar” em suas comunidades de origem, a partir dos aprendizados e partilhas do encontro.

Serviço:

Encontro Interdiocesano de Juventudes

22 a 24 de agosto de 2014

Comunidade do Chico Gomes | Crato/CE

Realização: Caritas Brasileira – Regional Ceará

Informações:

eventioz.com.br/interjuventudes

caritasdecrato@yahoo.com.br

facebook.com/caritasdiocesana.decrato

88 3521-8046 | 88 9618-1794

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s