Porque a campanha de financiamento coletivo da Semana Freiriana do Cariri é tão importante?

Por Joelmir Pinho¹

#SFC2015 (logo)Quando em 2011, por ocasião da primeira edição da Semana Freiriana do Cariri, me perguntaram em uma entrevista qual o principal objetivo do projeto, a resposta veio meio que de repente: gerar desconforto de forma amorosa. Só depois vim me dar conta da dimensão dessa afirmação.

O fato é que temos conseguido esse feito a cada edição do projeto. Cada roda de conversa, cada partilha de boas práticas, cada atividade cultural, cada fazer da Semana Freiriana tem contribuído para promover reflexões mais profundas e gerar inquietações, pelo caminho do acolhimento à diversidade e do reconhecimento do outro como sujeito de sua própria história. Mas também, pela denúncia do velho modelo de sociedade e de educação – que já não nos serve, não por ser velho, mas por negar violentamente a vida humana e não humana – e, principalmente, pelo anúncio de que outra educação é possível e já vem acontecendo em vários lugares.

Contudo, ainda não fomos capazes de incluir nesse processo gestores públicos, parlamentares e outros agentes políticos responsáveis pela gestão e/ou concepção de políticas públicas de educação. Prova disso é que até o momento, faltando menos de oitenta dias para o início da #SFC2015, não recebemos a confirmação de parceria de nenhum governo (federal, estadual e municipal) e nenhum legislativo, seja a Assembleia Legislativa do Ceará, seja algumas Câmaras Municipais a quem apresentamos o projeto. Em alguns casos recebemos já a negativa da parceria, tendo sempre como justificativa a crise financeira, que não tem impedido outros investimentos. Sabemos todos que não se trata de crise, mas de prioridade.

Particularmente, penso que o desinteresse desses agentes no evento guarda estreita relação com a própria proposta da Semana. Um olhar mais sistêmico, cuidadoso e inclusivo sobre as políticas públicas de educação exige sensibilidade e visão alargada, o que falta claramente à maioria dos nossos gestores e legisladores.

O desafio passa a ser então, fazer a Semana Freiriana do Cariri acontecer apesar da ausência de parceria dos governos e dos parlamentos. Ou exatamente por isso. Os diálogos sobre uma outra educação – ancorada no cuidado e na centralidade da vida – se fazem cada vez mais necessários e urgentes. Façamos nós esse percurso, já que o Estado não o fará por estar historicamente comprometido, de forma visceral, com um modelo que se ancora no abandono e na negação da vida.

Portanto, apoiar a Semana Freiriana do Cariri é, em última análise, nutrir a vida, mirar novos horizontes e apostar no desconforto como primeiro passo para reconhecermos os múltiplos saberes que nos rodeiam e ressignificarmos nossos fazeres diários como educadorxs e como humanos, seres inconcretos em permanente construção e aprendizagem.

E aí é importante reconhecer e valorizar a parceria das instituições e organizações que já estão apoiando a #SFC2015. Elas poderão ser vistas no site do evento no endereço portalepuca.wix.com/sfc2015.

Quanto aos governos e aos parlamentos, aqueles que tiverem coragem de somar-se a nós nessa jornada, serão muito bem vindos!

[+]

Sobre a #SFC2015

Acesse portalepuca.wix.com/sfc2015

Sobre a Campanha de Financiamento Coletivo

Deposite sua contribuição na conta da Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa (EPUCA)

Banco do Nordeste | Agência 124 (Crato) | Cc 30281-5

_______________________

¹ Joelmir Pinho é graduando do Curso de Administração Pública da Universidade Federal do Cariri (UFCa) e diretor geral da Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa (EPUCA). Desde 2011 integra a equipe de coordenação da Semana Freiriana do Cariri, projeto da EPUCA já em sua quarta edição.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s