Parir é natural

Produção do cineasta Silvio Tendler discute a posição do Brasil como campeão de cesarianas no mundo.

parir_naturalCom duração de 25 minutos, o filme aborda a realidade obstétrica brasileira, com a participação de profissionais, grávidas e de mulheres que tiveram seus filhos nas redes privada e pública de Saúde. Um dos destaques do vídeo, lançado no dia 29 de setembro de 2015, é a participação da rede de apoio criada pelas mulheres e a presença de novos profissionais no parto.

O curta-metragem será exibido na noite de 29 de março (terça-feira), no auditório da Universidade Federal do Cariri (UFCa), na 22ª edição do projeto PontoDoc, da Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa (EPUCA). O PontoDoc teve início em outubro de 2013 e integra a rede PAIDEIA Cidade Educadora, programa de extensão da UFCa.

Após a exibição do documentário será realizada uma roda de conversa com Samara Simões, parteira na tradição e fundadora do Roda Semear; Lilian Araújo, aprendiz de doula na tradição e comadre do Roda Semear; e Elissandra Carvalho, pesquisadora e militante do Movimento Universitário em Defesa da Mulher (MUDEM).

Socorro Souza, diretora financeira da EPUCA, lembra que o PontoDoc é um projeto gratuito e essa edição de março, além de encerrar as atividades alusivas ao mês da mulher, será também uma homenagem ao cineasta e documentarista Sílvio Tendler (66), que fez aniversário no último dia 12.

Para o professor Augusto Tavares, coordenador do Curso de Administração Pública da UFCa, discutir as políticas de atenção ao parto é importante tanto do ponto de vista ético, quanto social e político e, segundo ele, “contribui para abrir um canal de diálogo na sociedade sobre um problema fundamental, ainda pouco explorado em termos de políticas públicas na região, que incide sobre um dos temas centrais dos Direitos Humanos, o direito fundamental à vida, naquilo que há de mais sensível: a gestação e o nascimento”.

Serviço:

PontoDoc | 22ª edição
Documentário Parir é Natural, de Sílvio Tendler
Dia 29 de março de 2016, terça-feira, 18h30min
Auditório da Universidade Federal do Cariri [UFCa] | Juazeiro do Norte

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s