Representantes de organismo internacional visitarão o Cariri

GEDSC DIGITAL CAMERA

Foto | Ana Paula Rodrigues

A partir deste domingo [3] representantes do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura [IICA], organismo internacional vinculado à Organização dos Estados Americanos [OEA], estarão no Cariri cearense para uma série de atividades vinculadas ao Projeto Insígnia Inclusão na Agricultura e nos Territórios Rurais.

No segundo semestre de 2015 uma equipe de consultoria do IICA, vinculada ao Projeto Insígnia, visitou vinte comunidades rurais dos dez municípios do Cariri Oeste, com o objetivo de avaliar os impactos de um conjunto de programas do governo federal no dia a dia dessas comunidades. Entre os programas avaliados estão o Bolsa Família, o PAA, o PNAE, o Luz para Todos, além de outros, num total de sete programas que também foram objeto de um estudo nacional realizado pelo IICA.

Nos dias 3 e 4 a equipe formada por representantes do escritório do IICA no Brasil e diretores do órgão vinculados ao escritório central na Costa Rica, acompanhados de consultores nacionais e locais do Projeto Insígnia e representantes dos projetos Paulo Freire e São José III, ambos vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará [SDA], visitará comunidades rurais localizadas nos municípios de Antonina do Norte, Salitre e Potengi.

Na terça-feira [5] será realizado o I Encontro de Comunidades Rurais do Cariri Oeste, na Fundação Casa Grande, em Nova Olinda. Participarão do encontro, além das equipes do IICA e da SDA, cerca de cem representantes das vinte comunidades rurais que participaram das atividades do Insígnia Inclusão em 2015. Essas comunidades são as mesmas que estão sendo atendidas pelo projeto Paulo Freire, da SDA.

O encontro do dia 5 terá por objetivo partilhar e receber dos representantes das comunidades presentes a validação dos resultados do trabalho realizado pelo IICA em 2015, além da construção de uma agenda comum e integrada de atividades para o futuro, começando já no segundo semestre de 2016, informa Carlos Miranda, consultor em Desenvolvimento Rural do IICA.

A missão no Cariri será encerrada com a apresentação e validação dos resultados nacionais e regionais do Projeto Insígnia na plenária do Território da Cidadania do Cariri, que acontecerá no dia 6 de julho [quarta-feira] no SEST SENAT, localizado na cidade do Crato. A plenária começará às 8 horas e seguirá até as 16.

No dia 7, já em Fortaleza, o encontro será com os integrantes do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural {CEDR], com pauta semelhante à dos momentos anteriores. Miranda destaca a importância da parceria do IICA com a SDA, através dos Projetos Paulo Freire e São José III, ressaltando a “complementariedade de ações entre os parceiros, o que potencializa os esforços em benefício dos atores sociais, suas organizações e comunidades, e pequenos agricultores familiares, com o propósito de dar sustentabilidade às ações de enfrentamento à pobreza rural”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s