#MEUSFAZERES

Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa (EPUCA)

A Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa [EPUCA], é uma organização da sociedade civil, sem fins econômicos, com sede na cidade do Crato, Estado do Ceará.

A EPUCA se caracteriza como organização plural, autônoma e independente de qualquer instituição partidária, governamental ou religiosa, podendo estabelecer parceria ou convênio com entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, e delas receber quaisquer tipos de doações que venham a atender as suas finalidades e não firam o seu caráter autônomo.

As ações da EPUCA estarão sempre fundamentadas na promoção da sustentabilidade de território locais e na permanente atualização das formas de pensar, perceber, valorar e agir humanas.Sou um dos fundadores da EPUCA e entre abril de 2010 e julho de 2015 ocupei o cargo de diretor geral da organização.

Semana Freiriana do Cariri

O nome é uma referência ao educador pernambucano Paulo Freire, cujo aniversário de nascimento é celebrado em 19 de setembro. O evento reúne educadores, pesquisadores, estudantes, militantes de movimentos sociais e representantes de instituições públicas e privadas ligadas à Educação para uma série de diálogos e outras atividades sobre o tema, inspirados na vida, na obra e no legado de Freire.

Já com quatro edições realizadas (2011, 2012, 2013 e 2015), a Semana Freiriana do Cariri passou a ser um evento bienal, de acordo com decisão do Comitê Gestor da Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa (EPUCA), organização da sociedade civil responsável pelo evento.

Mais que uma justa homenagem ao educador Paulo Freire, a Semana Freiriana do Cariri é um momento de diálogos sobre Educação, para além do ambiente escolar, ancorados na amorosidade, no cuidado, na criticidade e no sonho de uma nova comunidade, que marcaram a obra e a vida do educador pernambucano.

Tive o privilégio de coordenar as quatro edições da Semana que teve sua quarta edição em setembro de 2015.

Projeto PontoDoc

O projeto PontoDoc tem por objetivo levar a escolas, universidades, comunidades urbanas e rurais e outros espaços coletivos do Cariri cearense, mediante demanda espontânea ou induzida, a exibição de documentários nacionais e estrangeiros que contribuam para instigar o diálogo e a reflexão crítica sobre questões do dia a dia e sobre aspectos da história da humanidade.

O projeto tem caráter itinerante e prevê, inicialmente, uma edição mensal, podendo esse número ser ampliado, dependendo da demanda surgida e da sua capacidade de atendimento.

Os documentários são selecionados pela curadoria do PontoDoc, formada por membros da própria EPUCA, a partir do acervo da ONG ou de sugestões de qualquer pessoa, desde que estas atendam às finalidades do projeto, indicadas anteriormente. Além de integrar a curadoria do projeto, venho coordenando suas atividades desde a criação do mesmo, em 2013. Até dezembro de 2015 foram realizadas vinte edições do projeto.

Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET)

Os Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial são unidades administrativas com função de apoiar ações de extensão e de assessoramento técnico aos Colegiados Territoriais e demais atores dos territórios rurais. É um instrumento que vincula-se à estratégia de fortalecimento e consolidação da abordagem territorial da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O programa foi implementado por meio da articulação institucional e operacional de Universidades Públicas Federais e Estudais, dos Institutos Federais de Educação Tecnológica, das instâncias de gestão social dos territórios e da SDT. Esse projeto surgiu por intermédio da parceria estabelecida entre a SDT/MDA, Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O processo de constituição desses núcleos foi dividido em 2 etapas, sendo que na primeira, ocorrida em 2013, foram aprovados 11 projetos de 9 universidades, para alcançar 51 territórios em 8 estados com 135 pessoas envolvidas. A segunda etapa aconteceu em 2014 para atender 138 territórios, com 90 projetos aprovados de 48 universidades em 24 estados com 511 pessoas envolvidas. Ao todo há 101 projetos em andamento, em 189 territórios rurais, 54 universidades ou institutos federais em 27 unidades da federação com o envolvimento direto de 648 pessoas nas atividades no âmbito dos territórios rurais.

Atualmente, integro a equipe do NEDET Cariri, vinculado à Universidade Federal do Cariri (Convênio MDA/CNPq/UFCa), na função de Assessor Territorial de Gestão Social (ATGS).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s