#PARAVER

Confira algumas dicas de filmes, documentários, séries e reportagens, a partir de uma seleção feita por mim ou de dicas de amigxs e leitorxs do blog.

Como estrelas na terra, toda criança é especial é um filme indiano recheado de beleza e convite à reflexão do começo ao fim. O filme conta a história de Ishaan Awasthi, uma criança de 9 anos de idade, com dislexia, que enfrenta no seu dia a dia os problemas decorrentes da incapacidade dos pais, da escola e de várias outras pessoas de lhe compreenderem. Ishaan já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de reprovar novamente. As letras dançam em sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção. A história de Ishaan começa a mudar quando um professor substituto de artes cruza seu caminho.

Outra pérola do cinema indiano, o filme Meu nome é Khan conta a história de Rizvan Khan, um indiano portador da síndrome de Asperger’s, um tipo de autismo. Depois que se muda para os Estados Unidos, Khan se apaixona por Mandira, uma cabeleireira separada que vive com o filho Sameer (Sam). Khan é maometano e Mandira, hindu, mas suas diferenças religiosas não impedem que se casem. Os problemas começam com o 11 de Setembro, quando passam a ser atacados por sua origem étnica e devido a generalizações preconceituosas. Depois de sofrer bullying por parte de colegas, Sam é morto em uma briga, e Mandira, revoltada, culpa o marido, e lhe diz que ele só poderia voltar depois que dissesse ao presidente da república que ele não é um terrorista, e que o filho dela também não era. Rizvan interpreta isso literalmente, e empreende uma peregrinação para ter sua esposa de volta.

 

 

Um comentário sobre “#PARAVER

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s