LIVROS DE JOELMIR PINHO

Janelas, uma coletânea de ideias e opiniões reúne 65 artigos sobre temas diversos, escritos pelo educador e gestor social Joelmir Pinho e publicados em seu blog entre fevereiro de 2011 e maio de 2019.

Fernanda Orsomarzo, na apresentação do Janelas, escreveu:
“Este livro é um convite ao voo. É um chamado para que tiremos os pés do chão por alguns instantes para alcançar a atmosfera de sabedoria que o autor, de forma tremendamente generosa, partilha com o leitor. De Jesus a Casaldáliga, passando por Paulo Freire e pela urgência de uma educação libertadora, chegando na defesa do SUS e na proteção à vida humana e não-humana, Joelmir proporciona, para além da simples leitura, uma verdadeira enxurrada de sentimentos àqueles que mergulham em seus textos”. Clique na capa ao lado para baixar o livro gratuitamente.

O livro reúne treze artigos de opinião, publicados originalmente no blog do autor, entre 25 de agosto de 2019 e 31 de dezembro de 2020. O livro está disponível no site da Amazon e você poderá adquiri-lo clicando na capa ao lado.

“O conjunto de artigos aqui reunidos por Joelmir, ativista e educador profundo e sensível, tem uma linha muito necessária: se a crise é civilizatória, não há como sair dela sem a construção de novas ferramentas que superem os limites estruturais das formas políticas tradicionais e suas armadilhas de cooptação. Joelmir vai aos grandes temas. Nos lembra que a história se faz a contrapelo. Daí, o título Insurreições. A correta crítica à democracia liberal advém do reconhecimento que essa parca democracia faz parte de um pacto civilizatório que pede obediência das maiorias e concentra poder nos de cima, como diria Florestan Fernandes. Um pacto racista, patriarcal e destruidor”, afirma Renato Roseno, advogado e militante de direitos humanos, no prefácio da obra.

Joelmir defende – com uma escrita que é indignada, mas carregada de amorosidade – que a história se faz pelas insurgências. É o direito inalienável de recusa da morte [seja a morte social ou física] e a desobediência autoconsciente das maiorias organizadas que permitem abrir frechas e inventar novos modos de vida, destaca Roseno ao apresentar o livro de Joelmir Pinho. Clique na capa para baixar o livro gratuitamente.

O Legado das Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural para a Inclusão Socioprodutiva no Brasil” é o título do 24º volume da Série Desenvolvimento Rural Sustentável, publicada pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura [IICA], organismo internacional com sede na Costa Rica e vinculado à Organização dos Estados Americanos – OEA.

Dois capítulos do livro [6 e 7] trazem a marca do Cariri cearense e foram escritos por Joelmir Pinho [ex-professor da Universidade Federal do Cariri e, à época, consultor do IICA] e Roberta Piancó [professora da Universidade Regional do Cariri]. No capítulo 6 é discutido o processo de territorialização de políticas públicas no Cariri cearense, a partir das percepções e olhares de comunidades rurais, enquanto no capítulo 7 o olhar recai sobre as lições apreendidas e caminhos possíveis para impulsionar o “desenvolvimento com inclusão” no território do Cariri.

Clique na imagem da capa do livro para baixá-lo.

Clique aqui para acessar o portfólio de Joelmir Pinho.

Deixe um comentário