APRENDENTE

Com origem nos movimentos populares, de onde herdou o gosto pela participação e pela construção coletiva, Joelmir Pinho trabalhou como técnico do Programa de Apoio à Autogestão das Organizações de Agricultores do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho [Petrolina/PE] e do Programa Nacional de Capacitação Técnica [convênio INCRA/BNB/PNUD], dirigiu o Instituto de Estudos, Pesquisa, Projetos e Assessoria Municipal da Prefeitura de Maranguape/CE e coordenou o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do mesmo município.

Foi consultor do processo de elaboração dos Planos Diretores de Desenvolvimento Urbano dos municípios de Viçosa do Ceará e Ubajara, na Serra da Ibiapaba [Ceará] e integrou a equipe responsável pela elaboração do Projeto de Regularização Fundiária, Urbanística e Edilícia do Município de Fortaleza/CE.

Coordenou a elaboração do Plano de Governo de Maranguape – Gestão 2001/2004 – e tem larga experiência na organização e facilitação de seminários, conferências, fóruns e outras atividades correlatas. Em junho de 2000 participou do “Seminário Internacional del Proyecto de Monitoreo del Ciudades Intermedias em América Latina y el Caribe”, realizado na cidade de Cuenca, no Ecuador. De novembro de 2011 a outubro de 2012 gerenciou o Núcleo de Gestão Metropolitana da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Juazeiro do Norte/CE.

Graduado em Administração Pública e Gestão Social pela Universidade Federal do Cariri [UFCA], com mestrado em Desenvolvimento e Gestão Social na Universidade Federal da Bahia [UFBA], escritor e aprendente, nos últimos anos Joelmir Pinho tem se dedicado ao estudo de temas relacionados a educação sistêmica, políticas públicas, gestão social e processo legislativo, sendo, com frequência, convidado para produzir textos, conduzir cursos e oficinas e participar de rodas de conversa dentro dessas áreas.

Integrou a equipe do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial [NEDET] da UFCA [Convênio MDA/CNPq/UFCa] na função de Assessor Territorial de Gestão Social [ATGS]. É um dos fundadores da Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa [EPUCA] e presta serviços de assessoria e consultoria independente nas áreas de seu estudo.

Foi responsável pela concepção metodológica e coordenação do processo de execução do Ciclo de Encontros sobre a Política Municipal de Assistência Social de Maranguape, realizado em 2017, sob os auspícios da STDS de Maranguape, município da Região Metropolitana de Fortaleza, no Ceará.

Em 2017 integrou a equipe da Agência de Desenvolvimento Econômico Local [Adel] responsável pelos percursos formativos sobre Políticas Públicas no âmbito do Projeto Paulo Freire [Governo do Estado do Ceará/FIDA/IICA] em dez municípios do Cariri Oeste, no sul do Ceará.

Desde 2011 coordena a Semana Freiriana do Cariri, evento nacional que em 2021 terá sua sétima edição, celebrativa do centenário de nascimento do educador Paulo Freire. Entre 2015 e 2017 atuou como consultor do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura [IICA], através do Projeto Inclusão na Agricultura e nos Territórios Rurais, junto a comunidades rurais do Cariri cearense.

Professor substituto do curso de Administração Pública da Universidade Federal do Cariri – UFCA nos anos de 2018 e 2019, atualmente Joelmir Pinho é diretor geral da Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa [EPUCA].

Lattes | http://lattes.cnpq.br/7827009749249501


Um comentário em “APRENDENTE

  1. Boa Tarde!

    Amigo Joelmir Pinho, passando para visitar o seu site!

    Eveline Abreu (Maranguape-CE).

Deixe um comentário