#APRENDENTE

Facebook 007

Com origem nos movimentos populares, de onde herdou o gosto pela participação e pela construção coletiva, Joelmir Pinho trabalhou como técnico do Programa de Apoio à Autogestão das Organizações de Agricultores do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho (Petrolina-PE) e do Programa Nacional de Capacitação Técnica (convênio INCRA/BNB/PNUD), dirigiu o Instituto de Estudos, Pesquisa, Projetos e Assessoria Municipal da Prefeitura de Maranguape e coordenou o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do mesmo município.

Foi consultor do processo de elaboração dos Planos Diretores de Desenvolvimento Urbano dos municípios de Viçosa do Ceará e Ubajara, na Serra da Ibiapaba (Ceará) e integrou a equipe responsável pela elaboração do Projeto de Regularização Fundiária, Urbanística e Edilícia do Município de Fortaleza (CE).

Coordenou a elaboração do Plano de Governo de Maranguape – Gestão 2001/2004 – e tem larga experiência na organização e facilitação de seminários, conferências, fóruns e outras atividades correlatas. Em junho de 2000 participou do “Seminário Internacional del Proyecto de Monitoreo del Ciudades Intermedias em América Latina y el Caribe”, realizado na cidade de Cuenca, no Ecuador. De novembro de 2011 a outubro de 2012 gerenciou o Núcleo de Gestão Metropolitana da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Juazeiro do Norte (CE).

Graduado em Administração Pública e Gestão Social pela Universidade Federal do Cariri (UFCa), blogueiro, autodidata, curioso e eterno aprendiz, nos últimos anos Joelmir Pinho tem se dedicado ao estudo de temas relacionados a educação sistêmica, políticas públicas e gestão social, sendo, com frequência, convidado para produzir textos, conduzir cursos e oficinas e proferir palestras dentro dessas áreas.

Integra a equipe do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET) da Universidade Federal do Cariri (Convênio MDA/CNPq/UFCa), na função de Assessor Territorial de Gestão Social (ATGS). É um dos fundadores da Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa [EPUCA] e presta serviços de assessoria e consultoria independente nas áreas de seu estudo.

Desde 2011 coordena a Semana Freiriana do Cariri, evento nacional que em 2017 terá sua quinta edição. Mais recentemente, vem atuando como consultor do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura [IICA], através do Projeto Inclusão na Agricultura e nos Territórios Rurais, junto a comunidades rurais do Cariri cearense..

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s